quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ciclovias e sistemas de público de bicicletas Rio - São Paulo - Londres

Rede de Ciclofaixas de Lazer de São Paulo, SP 2012
Breve guia dos projetos públicos e sistemas de aluguel de bicicletas e ciclovias de São Paulo, Rio e Londres.

A cidade de São Paulo vai ganhar 340 km de ciclovias no ano que vem – ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, dos 400 km prometidos para a gestão Kaddab. Em decreto publicado em junho, no Diário Oficial da Cidade estabelece 100 metas para diversas áreas da administração municipal, entre as quais transportes. Hoje foi anunciada uma nova ciclovia alternativa 6,5 km, na margem esquerda do Rio Pinheiros para daqui três meses, em razão das obras do monotrilho do Metro.
Prefeito anunciou em Maio que o plano é redesenhar toda a área do entorno desses corredores – ciclofaixas, ciclovias separadas do restante do tráfego, reforma das calçadas e aterramento da fiação aérea. Sem verbas, o secretario municipal de Transporte, Jilmar Tatto, disse a época, que os fundos serão repassados a iniciativa privada por meio dos terrenos desapropriados com o plano.
Atualmente, o Rio conta com 320 km de ciclovias, com 150 km de pistas à beira-mar, A previsão é de 450 km até 2016, ano que a cidade sediará os Jogos Olímpicos.

Projeto SAMBA, facilitar deslocamento e sustentabilidade

As bicicletas do SAMBA utiliza energia solar em suas estações evitando o consumo de combustíveis e a grande emissão de CO2. Distribuídas em pontos estratégicos das cidades, caracterizando-se com uma solução de meio de transporte para pequenos percursos facilitando o deslocamento das pessoas nos centros urbanos.
BikeSampaBike Sampa, o empréstimo em parceria com o Banco Itaú e sistema de bicicletas SAMBA, funciona em cerca de 100 locais. Em 2014 deve chegar a 300 pontos. Viagens de até 30 minutos são gratuitas, desde que sejam realizadas com intervalo de pelo menos 15 minutos entre elas.
Modelo paulista é composto de Estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, onde os Clientes cadastrados podem retirar uma Bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la em qualquer das estações. Registra hoje 337633 viagens e ton/CO2 121.54 créditos de carbono.

Mapa Bike Rio - Localização das EstaçõesO Bike Rio – versão carioca do Bike Sampa – viagens de até 60 minutos são gratuitas, aluga bicicletas para pagamento com bilhete único, em paradas no Parque Trianon, no Shopping Eldorado e no Shopping Santa Cruz. É parceira no
projeto de sustentabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o banco Itaú e o sistema de bicicletas SAMBA. Registra hoje 2440551 viagens e ton/co2 878.55 créditos de carbono.


cycle-guide-location-mapA cidade de Londres conta com um eficiente serviço público de aluguel de bicicletas inaugurado há quatro anos. Com mais de 8 mil bicicletas espalhadas pela cidade, 564 pontos na cidade onde os 30 mil ciclistas podem coletar ou depositar as bicicletas. Sem necessidade de cadastro prévio, com o cartão de crédito se paga o aluguel de 1 libra para quem o utiliza por até uma hora. A devolução pode ser feita em qualquer das estações.

No Google!

  • Google inclui rotas de bicicleta no Maps
  • Ciclovias e regiões propícias ao uso de bicicletas são exibidas no Google Maps, para Android, na Europa e Austrália
  • Bicicletas nas ruas de Londres: incorporadas à paisagem da cidade
  • O Google Maps na Europa e Austrália, passa a dispor de ferramenta para auxiliar os ciclistas. O recurso, disponível nos Estados Unidos desde 2010, mostra ciclovias e regiões propícias ao ciclismo àqueles que buscam um determinado endereço
Projeto Pedal Social, com casos reais de pessoas que foram ajudadas – um dos responsáveis diz mesmo que, na época da reportagem, em março de 2013, havia cerca de 80 pessoas em lista de espera para receber uma bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário