Fotos: Marcel Mano
Com a presença de convidados, imprensa,
membros do conselho administrativo da BMW AG, Ian Robertson e Harald
Krüger, presidente e CEO do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro e
autoridades como o governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo
Colombo, o Grupo BMW Brasil lançou ontem a pedra fundamental da futura
fábrica em Araquari, SC, a primeira na América Latina.
Planta, que terá capacidade instalada para 32 mil veículos ano, e que
somará investimentos de cerca de R$ 600 milhões, gerando 1,3 mil novos
postos de trabalho na região até 2016. Em uma área construída principal
de cerca de 500 mil m2, na nova fabrica serão montados os modelos de maior volume de vendas
O portfólio de produção
incluirá os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman.
“Com a construção da fábrica no Brasil,
reforçamos o nosso compromisso com o país e agregamos um marco na
estratégia de crescimento em longo prazo do BMW Group. O Brasil possui
uma economia que vem se consolidando globalmente e é um mercado com um
enorme potencial de crescimento futuro”, afirmou Ludwig Willisch, CEO
para as Américas do BMW Group, ontem na cerimônia.
Em Munique, Alemanha, Harald Krüger,
membro do Conselho Administrativo da BMW AG, declarou: “hoje lançamos a
Pedra Fundamental de nossa primeira fábrica de automóveis na América do
Sul. A nova unidade produtiva no Brasil será um elemento importante em
nossa rede internacional de produção e terá uma contribuição
significativa para o crescimento lucrativo e sustentável do BMW Group.
Nosso princípio estratégico de que a produção segue a demanda de mercado
já se mostrou muito efetivo em países como EUA e China e também
assegurará o sucesso de nosso negócio no Brasil”.
Com 32 mil unidades de capacidade
instalada, só a estamparia não será realizada na Fábrica – são
necessárias 100 mil unidades para justificar o investimento. Dos 12
processos produtivos do Inovar-auto, a montadora atende a oito, número
de processos que se enquadram a produção de até 35 mil unidades em dois
turnos de 8 horas e 250 dias.
Com previsão do inicio da produção em
outubro 2014 serão 1.300 empregos diretos e mais 2.500 indiretos até
2016, em 2015 em parceria com o SENAI será desenvolvido um projeto de
educação vocacional para preparar jovens profissionais. De acordo com a
montadora serão de 3 a 5 anos na formação profissionais de brasileiros
preparados em gestão de qualidade da Marca no País.
A BMW realizou simultaneamente o
lançamento oficial do BMW 320i ActiveFlex, e apresentou o novo BMW i3, o
primeiro veículo de propulsão exclusivamente elétrica produzido em
série pela marca, comercializado no exterior desde novembro.
Marcel Mano a convite da BMW, por http://motonauta.com.br
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