- novo modelo i3 deverá ser comercializado no Brasil no segundo semestre de 2014, considerado como o veículo ideal para deslocamentos em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro. Fotos: Marcel Mano e divulgação.
Desenvolvido para uso urbano, o i3 chegou às lojas da Europa em novembro por 34.950 euros na Alemanha e 25.680 libras na Grã-Bretanha. Até abril de 2014, o carro deve entrar no mercado americano por cerca de US$ 42.275, e se em meio há esse tempo a BMW Group Brasil homologar, obter adesão dos consumidores a opção de mobilidade elétrica, e ampliar a rede de recarga – hoje com poucas unidades somente em São Paulo e Rio de Janeiro, o Brasil poderá ter o primeiro modelo elétrico da BMW comercializado no segundo semestre de 2014.
O carro
A fim de obter um peso final que “anulasse” o peso das baterias a
plataforma é em fibra de carbono e alumínio, enquanto o habitáculo é
moldado em plástico reforçado por fibra de carbono.
Assim como arquitetura exclusiva do veículo – toda baseada na estrutura LifeDrive e célula de passageiros de CFRP
(plástico reforçado por fibra de carbono) – de acordo com projetos da
Fórmula 1.
Seu motor elétrico pesa 50 kg e segundo o fabricante desenvolve 125
kW de potência, equivalente a 170 cavalos. O torque de 25,5 kgf.m é
suficiente para fazer de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos, e de 0 a 100 km/h
em 7,2 segundos. Sua velocidade máxima informada é de 150 km/h.A autonomia, de acordo com testes, variou de 130 a 160 quilômetros. As baterias de íon-lítio, de células prismáticas de 3,7 v e capacidade de 60 Ah, têm durabilidade para 100.000 km com garantia de oito anos. Opcionalmente é oferecido um motor de dois cilindros e 650 cm³, quatro tempos a gasolina, que tem por função manter a energia das baterias, ampliando a autonomia em 100 km.
O i3 é equipado ainda com freios ABS, módulo de recuperação – quando o motor elétrico troca de modo de propulsão para o modo gerador, alimentando energia à bateria de íon de lítio. Além, de controle de tração, cartão SIM e conexão à internet. Assim é possível usar o BMW ConnectedDrive que compartilha informações como; autonomia, se tem carga suficiente para a rota, indica se é necessário um modo mais econômico, e aponta os postos de recarga mais próximos pela conectividade de Smartphones. Além do 360° ELECTRIC.Para carregar as baterias são necessárias oito horas, em uma tomada de 220 volts, ou três e seis horas com o Wallbox, carregadores rápido comercializados como acessórios.
Sua produção teve início em setembro. Na planta de Leipzig, Alemanha, fabrica que é a primeira do Mundo a utilizar exclusivamente a energia eólica, com aerogeradores.Marcel Mano a convite da BMW, por Motonauta.com.br
Obrigado pelas informações sobre baterias automotivas
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