Fotos: Marcel Mano
O novo BMW 320i ActiveFlex tem sistema de injeção direta de combustível que dispensa o sistema auxiliar de partida a frio. Esse motor BMW TwinPower Turbo de 2,0 litros e quatro cilindros bicombustível combina um turbocompressor TwinScroll com as tecnologias Valvetronic, Duplo VANOS e desenvolve 184 cv de potência máxima a 5.000 rpm, atingindo um binário máximo de 270 Nm a partir de apenas 1.250 rpm.
O câmbio automático de oito marchas, Steptronic, proporciona uma agradável condução, quase como um veículo equipado com o câmbio do tipo CVT, na sensação de conduzir. Traz ainda de série freios a disco ventilados com ABS e controle eletrônico de tração e estabilidade.
“De acordo com Luiz Estrozi, gerente técnico da Marca, a BMW tem 10 anos de experiência em propulsores a álcool. O projeto do ActiveFlex brasileiro foi desenvolvido por dois anos na Alemanha, com a parceria e know how da BOSCH, com longa tradição no desenvolvimento de componentes e sistemas para esse tipo de combustível no Brasil, quando foram rodados cerca de 250 mil quilômetros em testes.”
Além da opção pelo álcool combustível o novo 320i compartilha as conhecidas tecnologias dos Sedans a gasolina. Função Start/Stop – quando o carro para num semáforo, por exemplo, o motor desliga automaticamente, e volta a funcionar assim que se acelera, ajudando na redução de consumo de combustível.
Regeneração de energia de frenagem, freando ou tirando o pé do acelerador, a energia cinética é capturada e alimenta a bateria e quando o motorista acelera, o alternador é desacoplado do sistema de transmissão. Assim, com menos componentes, utilizando a energia do sistema de transmissão, o rendimento é melhorado.
Driving Experience Control, com três opções de controles: esportividade, conforto e eficiência. No modo SPORT oferece pronta respostas às solicitações do acelerador e a transmissão automática de 8 marchas permite “esticar” em rotações mais altas, antes de engrenar a marcha mais alta. No Comfort também o sistema de direção atua em conjunto com o desempenho dinâmico para o conforto. O modo ECO PRO melhora o consumo de combustível Ele é responsável por sincronizar o acelerador, o câmbio automático de oito velocidades, além de adequar o funcionamento do aquecimento e do ar-condicionado, reduzindo ao máximo o consumo de energia.
A BMW já definiu preços de três versões do modelo que são comercializados desde o mês passado. O 320i ActiveFlex está a venda por R$ 129.950,00, o GP ActiveFlex por R$ 143.000,00 e o Sport GP ActiveFlex por R$ 154.950,00.
Marcel Mano a convite da BMW, por Motonauta.com.br
História de bestseller no segmento Premium da BMW. Com cada novo modelo, os BMW série 3 expandiram o conceito de sedans no segmento de esportivos compactos Premium. Conheça abaixo as gerações de propulsores até o lançamento do ActiveFlex.
Os primeiros BMW modelos Série 3 lançados em 1975 inicialmente contaram com motores a gasolina de quatro cilindros. Todo modelo de variantes – BMW 316, a BMW 318 de BMW 320 e BMW de 320 i – com a tecnologia da injeção de combustível e 125 cavalos de potência. Naquele ano, os leitores da revista de automóveis mais lida na Europa, votaram no modelo BMW 320 i como; “o melhor sedan do mundo” na categoria até dois litros.
Segunda geração: BMW Série 3, o desempenho esportivo agora também com motor a diesel.
Terceira geração: alto desempenho, baixo consumo de combustível e tecnologia VANOS, introduzida no final de 1990, os novos motores de seis cilindros contavam com comando duplo de válvulas de quatro válvulas. Mais tarde, o comando de válvulas de ajuste variável VANOS.
Quarta geração: o BMW 320 d fez sua estreia como o primeiro BMW diesel com injeção direta de combustível, mais eficiente. Ele entregava 100 kW/136 hp e atingia uma velocidade máxima de 207 km/h. A inovação mais significativa sobre os motores a gasolina de seis cilindros foi a Duplo VANOS, que ofereceu uma curva de torque mais robusto.
A partir do ano modelo 2000, três motores a gasolina de seis cilindros estavam disponíveis para o BMW Série 3 sedan. A tecnologia introduzida pela VALVETRONIC BMW em 2001, foi também adotada nos motores apresentados nos BMW Série 3 sedan. As mudanças consistiam na adoção em um controle totalmente variável das válvulas de admissão, que se comprovou eficaz para o ganho de potência com a redução do consumo.
Quinta Geração: um desempenho ainda maior, ainda maior economia de combustível. Quando lançado no mercado em 2005, o sedan estava disponível em versões BMW 330i, BMW 325i, BMW 320 i e BMW 320. Tanto os motores a gasolina e a diesel, novamente ofereceu inovações pioneiras.
A partir de junho de 2011, o BMW Série 3 sedan: graças a BMW EfficientDynamics é referência em sua categoria. De acordo com a montadora, cada BMW sedan Série 3 é a referência em sua classe de desempenho quando se trata da melhor relação entre prazer de condução e economia de combustível.
Em 2012 o representante de uma nova geração de 2.0 litros os motores a gasolina de quatro cilindros vê a sua estreia no novo BMW 320i. No novo modelo, o propulsor com o TwinPower Turbo entrega uma potência de 135 kW/184 cv a 5.000 rpm, atingindo um binário máximo de 270 Nm a partir de apenas 1.250 rpm. São 10 kW de potência a mais em relação ao antecessor, enquanto aumento de 60 Nm de torque, com transmissão automática de seis velocidades, recebendo posteriormente o automática de oito.
No Brasil este último serviu de base
para o desenvolvimento do primeiro modelo ActiveFlex, apresentado oficialmente em dezembro de 2013
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