A parceria e troca de
tecnologias entre as fabricantes de carros e motocicletas é uma realidade
Mundial. Vide os projetos desenvolvidos entre Audi e Ducati, BMW e BMW
Motorrad, Yamaha e Toyota, enfim, de marcas de automóveis que vem adquirindo
fabricantes de motocicletas para avançar nessa direção. Também não é nova a
tendência em se utilizar motores de motocicletas em carros, a Yamaha tem
presença em categorias de competição, desde o lançamento da FZR 1000 e FJR 1300
– notadamente com a adoção do câmbio semiautomático, há alguns anos.
Nesse sentido a Yamaha
Motor apresentou esta semana no Tókio Motor Show 2013, Japão, seu protótipo de um
carro com base em seu conceito global: a integração homem máquina.
A ideia do veículo foi
fruto das pesquisas e desenvolvimento para um veículo de uso pessoal para áreas
urbanas, quando se buscava por um “hibrido” multirodas fiel ao apelo original
de uma motocicleta.
O Yamaha MOTIV traz um
chassi de alta resistência, suspensão independente nas quatro rodas, motor
traseiro três cilindros, DOHC, quatro tempos a gasolina de 1000 cm3, câmbio
automático e uma carroceria aerodinâmica. O protótipo, de acordo com a
montadora, oferece uma nova experiência em condução semelhante a das
motocicletas.
O quadro emprega a
combinação de secções em aço e materiais compostos, e demonstra as
possibilidades em se atingir elevados níveis de maneabilidade, estabilidade e
segurança.
O quadro emprega a
combinação de secções em aço e materiais compostos, e demonstra as
possibilidades em se atingir elevados níveis de maneabilidade, estabilidade e
segurança.
O quadro foi projetado de acordo com o conceito iStream – projeto de autoria da Gordon Murray Limited que leva em consideração as últimas tecnologias e segurança, o mesmo principio utilizado no desenvolvimento dos carros de Fórmula 1, além de apresentar adaptabilidade de ser modificado para acomodar vários tipos de “carroceria” e motores elétricos (EV), a combustão ou híbridos.
Propulsor: EV system, 3 cilindros de 1000 cm3
Peso: 730 kg
Capacidade: 2 passageiros
Não é de hoje que a
Yamaha Motor ensaia um modelo de carro, em 1967 criou o modelo 2000 GT em
parceria com a Toyota,
protótipo que conquistou vários recordes em sua época.
Desde então em paralelo ao negócio de motocicletas, a Yamaha vem desenvolvendo
componentes e motores há décadas com várias montadoras, em especial com a
Toyota – montadora com a qual realizou uma troca de ações das companhias,
cabendo 1% de participação da marca dos três diapasões da Toyota, e 10% da
Yamaha à Toyota.
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