quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PEUGEOT 3008 HYbrid4 ATÉ SÁBADO EM SÃO PAULO


GENEVE MARCH 2011


O modelo Peugeot 3008 HYbrid4, que é comercializado na Europa, está no Brasil para testes desde 2012. Sob a responsabilidade de especialistas do Latin America Tech Center – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design do Grupo PSA, com sede no Brasil. O centro é responsável por soluções para um futuro mais sustentável para a mobilidade.


“Apresentar nossa premiada tecnologia Hybrid4 neste Salão é muito importante e mostra todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento feito pelo Grupo PSA, em busca de novas tecnologias limpas. Nossas equipes locais de P&D são referência dentro do Grupo PSA em dois campos onde o Brasil tem muito potencial: Materiais Verdes e Biocombustíveis.”, afirma Franck Turkovics, Gerente Geral de Powertrain Avançado e Energia da PSA Peugeot Citroën.


Entre os inúmeros testes, o Peugeot 3008 Hybrid4 rodou no país abastecido de maneira inédita com o biodiesel B30. A utilização de biodiesel, em uma mistura B30 (composto por 30% de biodiesel e 70% de diesel comum) torna ainda mais eficiente o já reduzido nível de emissões de CO2 dos carros HYbrid4. Eles apresentaram emissões de 75g de CO2/km rodando com o biodiesel brasileiro (considerando toda a cadeia de produção, logística e utilização do combustível), contra 99g com diesel normal.


Tecnologia HYbrid4 da PSA Peugeot Citroën


Com o sistema de tração HYbrid4, a PSA Peugeot Citroën lançou o desafio de conjugar os desempenhos ambientais de um motor térmico a diesel com as vantagens da propulsão elétrica: uma revolução em termos de redução de consumo e de emissões – cerca de 30% em comparação com um veículo a diesel tradicional – e emissões de CO2 inferiores a 100 g/km.


Apresentada mundialmente no Peugeot 3008, no fim de 2011, a tecnologia híbrida diesel HYbrid4 já integra, atualmente, também versões dos DS5 e Peugeot 508 e 508 RXH comercializadas na Europa. Apesar de recente, esta inovação já ganhou reconhecimento internacional, acumulando conceituados prêmios, como o Goldenes Lenkrad (“Volante de Ouro”, na categoria Meio Ambiente), das revistas alemãs Auto Bild e Bild am Sonntag, o Family Car of the Year (com o 3008 HYbrid4), do programa inglês Top Gear, e o Prêmio Paul Pietsch, do grupo editorial Motor Press.


O HYbrid4 associa um motor térmico, no caso, a diesel, localizado sob o capô dianteiro, a um motor elétrico, situado na parte traseira do veículo, e o funcionamento pode ser realizado de forma conjunta ou separadamente. PSA_HYbrid4_01Todo o conjunto é gerenciado eletronicamente, sem ligações mecânicas entre as partes dianteira e traseira, e essa configuração proporciona uma vantagem em termos de consumo de combustível e de emissões de CO2, permitindo ainda ganho de potência e, sobretudo, tração integral das quatro rodas.


Este gênero de tração nas quatro rodas permite que o condutor se beneficie de todas as vantagens deste tipo de sistema, como a segurança reforçada em caso de situações de baixa aderência do piso, sem seus inconvenientes (peso e aumento do consumo).


Uma potência de 200 cv, um consumo de 26,3 km/l (3,8 litros por 100 km) e emissões de 99g de CO2 por quilômetro com diesel normal. Tanto no Peugeot 3008 HYbrid4 como no DS5 HYbrid4, as rodas dianteiras são movimentadas por um motor a diesel 2.0 HDi de 120 kw (163 cv), equipado de série com um Filtro de Partículas (FAP), e as rodas traseiras são acionadas por um motor elétrico de 27 kw (37 cv), permitindo a tração nas quatro rodas.


A tecnologia HYbrid4 apresenta todas as vantagens do sistema híbrido diesel com resultados superiores  em   dirigibilidade e desempenho em estradas e auto-estradas, superiores a de um motor a gasolina; vantagens de veículos elétricos em baixas velocidades, principalmente em trânsito urbano: ausência de ruído, sem consumo de combustível e sem poluição. Excelentes retomadas de aceleração, com o motor elétrico reforçando o motor de combustão interna já em baixas rotações; sistema de recuperação de energia das baterias durante as desacelerações e frenagens, além do funcionamento em modo de tração nas quatro rodas.


Esta tecnologia se baseia em uma arquitetura do tipo “híbrido completo em paralelo” (parallel full-hybrid) utilizando componentes já existentes no veículo de base.


O conjunto dianteiro tem um motor a diesel HDi de 2,0 litros equipado com Filtro de Partículas (FAP), com sistema Stop & Start de alta potência e câmbio mecânico automatizado de seis marcha, enquanto na traseira tem um motor elétrico de elevado torque e baterias de alta tensão do tipo Níquel Metal Hidreto.


10ª Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos


Entre os dias 4 e 6 de setembro, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, na cidade de São Paulo, apresenta novas tecnologias em estudo para uma mobilidade mais sustentável, como os veículos híbridos, plug-in e elétricos, além de novidades em células de hidrogênio e de íons-lítio e as alternativas que tornam as cargas das baterias mais duráveis.



PEUGEOT 3008 HYbrid4 ATÉ SÁBADO EM SÃO PAULO

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